Ambiente Virtual de Aprendizagem
Unidade Estruturada (UE)
O eixo transversal do programa caracteriza-se pela Unidade Estruturada, esta abrange componentes curriculares que possibilitam o desenvolvimento de habilidades voltadas à compreensão do funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde. Propicia discussões a respeito do trabalho e cuidado na saúde. Incentiva os processos de mudança com foco nos processos educacionais em saúde. O primeiro eixo é formado por quatro componentes curriculares: construção social da realidade; trabalho, cuidado e subjetividade; redes de atenção à saúde e processos educacionais em saúde. Neste eixo privilegiam-se como disparadores do processo ensino aprendizagem as situações problemas (SP), documentários e filmes.
Tutoria de Campo
A Tutoria de Campo é conduzida com o intuito de discutir as diferentes faces do trabalho interdisciplinar no cotidiano das ações em Saúde da Família, discute os processos de consulta conjunta, interconsulta e matriciamento. Estimula o trabalho em equipe e a dialogia entre os profissionais de diferentes áreas para a construção de um conhecimento que interfira positivamente nas intervenções em saúde. Discute o uso da epidemiologia para sistematizar as ações em saúde. Debate sobre as contribuições de diferentes modelos para atendimento às famílias circunscritas ao território da unidade. Discute as ações em saúde de acordo com as necessidades individuais e coletivas. Evidencia modelos de atenção à saúde e as redes de atenção em saúde. Contribui para o desenvolvimento de habilidades para o cuidado nos diferentes ciclos de vida. Explicita ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Estimula a elaboração de ferramentas de gestão da clínica, principalmente às relacionadas ao planejamento estratégico situacional. Discute estratégias de gestão da qualidade total. Neste eixo privilegiam-se como disparadores do processo ensino aprendizagem as narrativas.
Tutoria de Área
A Tutoria de Área proporciona a construção de habilidades educacionais mais sólidas, levando em consideração a graduação do residente: enfermagem, farmácia ou psicologia. Fomenta as discussões sobre a importância do trabalho no cotidiano do cuidado em saúde e discute a trajetória do profissional no contexto da saúde da família.